MACEIÓ/AL

MACEIÓ, capital do Alagoas, é um lugar onde natureza não mediu esforços. São quase 40 km de praias paradisíacas, piscinas naturais, um mar de águas mornas e tranqüilas e de uma cor inigualável.
Maceió destaca-se por sua beleza exuberante, encravada entre coqueiros, mangues e um belíssimo mar. O que mais chama a atenção de quem chega à Maceió são suas praias, cuja cor do mar varia - ora verde, ora azul - e o sol, companheiro inseparável quase o ano inteiro.    

PRAIA DE PAJUÇARA - a maior atração é o passeio de jangada até a piscina natural que se forma na maré baixa entre arrecifes e bancos de areia, à 02 km da costa de Maceió. Nos finais de semana, Pajuçara ganha bares flutuantes, que servem bebidas e tira-gosto.

Valor do passeio: R$20,00
Tempo de chegada às piscinas: 15 minutos em média
Procure verificar se o guia é credenciado e siga logo para o quiosque da asssociação dos jangadeiros, no calçadão da praia, onde você paga a taxa e dá o nome do jangadeiro que vai escolher para o passeio. Exija coletes salva-vidas.




PRAIA DO FRANCÊS - uma das mais belas do litoral sul. Sua enseada é formada por uma extensa barreira de recife, que forma uma belíssima piscina natural, com intensa fauna marinha e águas que vão do azul turquesa ao verde. 




PRAIA DO GUNGA - praia de areia branca, emoldurada por coqueiros, que avança mar adentro, unindo as águas do Rio São Miguel com o oceano.   



MARAGOGI

MARAGOGI(cidade): "ma-ra-u" = o que chupa maracujá + "gy" = rio => Rio dos Maracujás
 município próximo à Maceió, onde existem praias com extensos coqueirais, e piscinas naturais.




BARRA DE SÃO MIGUEL:





PRAIA DE MARACAÍPE:




<><><><>
<>
<><><><>
Frutos do Mar

Os frutos do mar encabeçam o cardápio alagoana. Sua culinária de peixes, crustáceos, mariscos e moluscos, lagostas, camarões, fritada de siri, sururu, maçunim e as tradicionais peixadas com pirão e regadas ao molho de pimenta e muito leite de côco, merecem ser degustadas.

Comidas Típicas

As iguarias de origem indígena e africana, como tapioca, cuscuz de milho, massa puba, arroz doce, batata doce, inhame e macaxeira com carne de sol, beiju, grude de goma, pé de moleque, munguzá, canjica e pamonha costumam ser servidas nos cafés da manhã e da noite.

Frutas Tropicais

Manga, jaca, mangaba, abacaxi, banana e pitanga, sapoti, pinha, graviola, caju, cajá, acerola e etc... A maioria são transformadas em sucos, sorvetes e doces. Nas praias, é comum saborear um bom caldo-de-cana, água de coco, coquetel de abacaxi(feito na fruta) e batidas de frutas tropicais.



DICAS:

VISITA À MASSAGUEIRA http://www.massagueiraonline.hpg.ig.com.br/

É uma vila de pescadores de dar água na boca e ainda muito barato

      Situada no município de Marechal Deodoro, à 15 km de Maceió. Massagueira foi formada a partir de uma antiga colônia de pescadores. Banhada pela lagoa Manguaba, possui um cenário de rara beleza e tranquilidade, com seus coqueirais, canais e manguezais. Além de vários bares rústicos, à margem da lagoa, onde se degustam comidas típicas de excepcional qualidade.
      Um verdadeiro paraíso à beira da lagoa Manguaba, com vários bares rústicos, onde você se delicia com caranguejos, siris, massunins, sururus, camarões e peixes; verdadeiras iguarias da culinária alagoana. Além de deliciosos suspiros, broas e cocadas de vários sabores.
      Visite Massagueira. Pois este povoado tranquilo possui um povo simples e hospitaleiro, e maravilhosos recantos que a tornam um verdadeiro paraíso.